ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 5
Professor: Nilma Alves dos Santos
Disciplina: Arte
Anos: 9ºanos A B C D
Período: Entregar até o dia 14/05
Procedimentos para realização da atividade: Pesquisar, ler com atenção. Ao enviar a atividade POR FAVOR: Não é necessário copiar escreva só as respostas.
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Turma:
É necessário que você assista as aulas e envie as questões do CMSP, entre no blog da escola e realize as atividades.
ATIVIDADE 1
1. Quais são os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentamos sempre da mesma maneira em qualquer situação cotidiana?
2. Os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, é o mesmo que fazemos no pátio da escola? O espaço interfere em nossos movimentos?
3. Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?
4. Os movimentos do dia a dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por quê?
5. A expressão e a representação do dançarino ao apresentar-se para o público são iguais às suas expressões e representações no dia a dia?
6. Vocês já viram ou participaram de uma apresentação de dança tradicional? Lembrem-se das festas juninas! Comentem:
7. Exemplos de danças tradicionais. Pesquise e escreva cinco danças tradicionais uma para cada região do país.
8.Será que a dança contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional quanto aos passos e movimentos?
9. Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem? 10.Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva? Quais?
Neste segundo bimestre você conhecera história da dança tradicional e contemporânea; as formas de expressão, representação e encenação de dança contemporânea; as tecnologias digitais na dança; as composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros.
A Linguagem da Dança A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar. Dançar implica em aprender sobre o movimento que está sendo abordado: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com
É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Para a ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo.
A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam grupos profissionais de dança folclórica. Dança contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.
Elementos constitutivos do movimento cotidiano:
1. Movimento corporal – quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;
2. Percepção do tempo - velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo;
3. Exploração do espaço - direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto) e extensões (perto, médio e longe).
Elementos constitutivos do movimento dançado: Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.
1. Espaço - forma direta ou flexível;
2. Tempo – rápido, lento ou moderado;
3. Peso - leve ou forte;
4. Fluência (fluxo) – livre ou controlado.
Tecnologias digitais na dança: A intervenção da tecnologia na produção artística é um conceito ainda muito recente em termos históricos, estando ainda em construção. Existem, no entanto, diversas maneiras de detectar a relação da tecnologia com a dança, como são os casos da vídeo dança, dança telemática, dança-computador, etc.
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