ESCOLA
ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA - 05
Professor:
Rosangela Rodrigues
Disciplina:
História
Anos
(séries): 9º anos A, B, C e D.
Período/(Semana): 26/04/ a
07/05/2021
Procedimentos
para realização da atividade:
Para
aula remota:
- Assistir:
- a
aula do CMSP,05/03/2021 e 10/03/2021 disponível no
repositório do site https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio ou no canal do You Tube https://www.youtube.com/watch?v=MoVNE3O2jSI
- Responder
as questões propostas e fazer o resumo da aula no caderno de História.
- Enviar
as atividades para e-mail da
professora
rarodrigues@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo
whatsApp.
O segundo Reinado e a
Proclamação da República
Observe o mapa mental do Segundo Reinado:
Proclamação da República (1889)
A Proclamação da República no
Brasil ocorreu dia 15 de novembro de 1889 tendo
à frente o Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), que se tornou o primeiro
presidente do Brasil.
O evento representou o fim da
Monarquia Constitucional e o início da Era Republicana, instaurando o regime
presidencialista no Brasil.
No final do século XIX, parte da elite
estava descontente com o reinado de D. Pedro II (1825-1891).
Os militares sentiam-se
desprestigiados desde a Guerra do Paraguai, pediam aumento de salário e mais
participação no governo. Vários militares também apoiavam o Positivismo, tanto na sua versão religiosa como filosófica.
Já os cafeicultores, após a
promulgação das leis em favor da abolição gradual e sem indenização, estavam
cada vez mais descontentes.
Os fazendeiros do oeste paulista exigiam
mais autonomia e participação política. Em 1888, com a abolição da escravatura
no Brasil, os ex-proprietários de escravos se voltam contra D. Pedro II, uma
vez que esse fato acarretou o aumento dos custos da produção cafeeira.
Atividades
1)
Você conhece essas bandeiras? O que mais chamou sua atenção nelas?
2.
Leia o texto e responda às questões propostas em seu caderno.
Você já pensou em
como a Bandeira do Brasil foi criada?
As bandeiras dos
países revelam um papel importante na vida das sociedades, pois criam um
sentimento de pertencimento. A ideia que levou à criação das bandeiras, do
final do século XVIII ao início do XIX, surgiu da necessidade de identificar a
nação com um símbolo. Essas bandeiras foram criadas para representar os valores
nacionais e os conteúdos de sua autodefinição política, sendo um símbolo por
meio do qual os cidadãos muitas vezes reconhecem sua identidade. A bandeira do
Império brasileiro foi substituída pela bandeira republicana em 19 de novembro
de 1889, através do Decreto nº 4, de autoria do presidente Deodoro da Fonseca.
A bandeira criada pelo artista Décio Villares era muito semelhante à anterior,
mas, mesmo assim, demorou muito tempo para que ela fosse aceita pelo povo
brasileiro. Isso se deu porque a aceitação da proclamação da República não era
consenso entre a população. No entanto, o novo regime que fora implementado
precisou criar símbolos que legitimassem a nova República. O estabelecimento de
uma nova simbologia não levou a República a ser unanimemente aceita, houve
movimentos que clamavam pela volta da monarquia desde os primeiros anos do novo
regime.Fonte:
Elaborado especialmente para este Material.
a) Qual seria a função das bandeiras nacionais para a
construção da identidade de um país?
b) Por que demorou para a nova bandeira ser aceita pelo
povo brasileiro?
3- Leia o texto observe a charge e responda as questões no caderno:
A
República e o Coronelismo
O
regime republicano proclamado em 1889 não significou uma participação popular
efetiva e muito menos ampliou de forma expressiva os direitos sociais. Ao
contrário, durante a Primeira República,
também conhecida como República Velha,
o sistema político foi dominado pelas oligarquias
estaduais, cujos interesses prevaleciam no cenário político e econômico de
seus respectivos Estados. Na Constituição
de 1891, apenas os homens maiores de 21 anos e alfabetizados votavam. O
voto era restrito a uma pequena parte da população e, somado a isso, as fraudes
sobre os resultados eleitorais eram constantes. Esse sistema garantia a
manutenção das oligarquias no poder, intermediadas pelos “coronéis” (grandes latifundiários), que, com intervenção na
política regional e local, conseguiam os votos necessários aos oligarcas, com a
troca de favores ou por meio de ameaças. Fonte: Elaborado especialmente para este
Material
a) Com o auxílio do texto “A República e o Coronelismo”,
elabore uma explicação para o que ocorre na imagem. Qual é o tema da charge? O
que o autor quis representar?
b) Segundo o texto, quem podia votar na Primeira
República?
c) Na Primeira
República dominada pelas oligarquias estaduais quem eram os “coronéis”?
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