segunda-feira, 3 de maio de 2021

PLANO DE AULA - 05 Professor: Rosangela Rodrigues Disciplina: História Anos (séries): 9º anos A, B, C e D.

 

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA - 05

 

Professor:  Rosangela Rodrigues

Disciplina: Históri

Anos (séries): 9º anos A, B, C e D. 

Período/(Semana):  26/04/ a 07/05/2021

 

Procedimentos para realização da atividade:

 

Para aula remota:

  rarodrigues@prof.educacao.sp.gov.br  ou pelo whatsApp.

 

 

                   O segundo Reinado e a Proclamação da República

 

 

 

Observe o mapa mental do Segundo Reinado:

 

 

Proclamação da República (1889)

 

Proclamação da República no Brasil ocorreu dia 15 de novembro de 1889 tendo à frente o Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), que se tornou o primeiro presidente do Brasil.

O evento representou o fim da Monarquia Constitucional e o início da Era Republicana, instaurando o regime presidencialista no Brasil.

No final do século XIX, parte da elite estava descontente com o reinado de D. Pedro II (1825-1891).

Os militares sentiam-se desprestigiados desde a Guerra do Paraguai, pediam aumento de salário e mais participação no governo. Vários militares também apoiavam o Positivismo, tanto na sua versão religiosa como filosófica.

Já os cafeicultores, após a promulgação das leis em favor da abolição gradual e sem indenização, estavam cada vez mais descontentes.

Os fazendeiros do oeste paulista exigiam mais autonomia e participação política. Em 1888, com a abolição da escravatura no Brasil, os ex-proprietários de escravos se voltam contra D. Pedro II, uma vez que esse fato acarretou o aumento dos custos da produção cafeeira.

 

 

 

Atividades

 

1) Você conhece essas bandeiras? O que mais chamou sua atenção nelas?

 



 

2. Leia o texto e responda às questões propostas em seu caderno.

 Você já pensou em como a Bandeira do Brasil foi criada?

 As bandeiras dos países revelam um papel importante na vida das sociedades, pois criam um sentimento de pertencimento. A ideia que levou à criação das bandeiras, do final do século XVIII ao início do XIX, surgiu da necessidade de identificar a nação com um símbolo. Essas bandeiras foram criadas para representar os valores nacionais e os conteúdos de sua autodefinição política, sendo um símbolo por meio do qual os cidadãos muitas vezes reconhecem sua identidade. A bandeira do Império brasileiro foi substituída pela bandeira republicana em 19 de novembro de 1889, através do Decreto nº 4, de autoria do presidente Deodoro da Fonseca. A bandeira criada pelo artista Décio Villares era muito semelhante à anterior, mas, mesmo assim, demorou muito tempo para que ela fosse aceita pelo povo brasileiro. Isso se deu porque a aceitação da proclamação da República não era consenso entre a população. No entanto, o novo regime que fora implementado precisou criar símbolos que legitimassem a nova República. O estabelecimento de uma nova simbologia não levou a República a ser unanimemente aceita, houve movimentos que clamavam pela volta da monarquia desde os primeiros anos do novo regime.Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

a) Qual seria a função das bandeiras nacionais para a construção da identidade de um país?

b) Por que demorou para a nova bandeira ser aceita pelo povo brasileiro?

 

3- Leia o texto observe a charge e responda as questões no caderno:

 

A República e o Coronelismo

O regime republicano proclamado em 1889 não significou uma participação popular efetiva e muito menos ampliou de forma expressiva os direitos sociais. Ao contrário, durante a Primeira República, também conhecida como República Velha, o sistema político foi dominado pelas oligarquias estaduais, cujos interesses prevaleciam no cenário político e econômico de seus respectivos Estados. Na Constituição de 1891, apenas os homens maiores de 21 anos e alfabetizados votavam. O voto era restrito a uma pequena parte da população e, somado a isso, as fraudes sobre os resultados eleitorais eram constantes. Esse sistema garantia a manutenção das oligarquias no poder, intermediadas pelos “coronéis” (grandes latifundiários), que, com intervenção na política regional e local, conseguiam os votos necessários aos oligarcas, com a troca de favores ou por meio de ameaças.                   Fonte: Elaborado especialmente para este Material

 



 

a) Com o auxílio do texto “A República e o Coronelismo”, elabore uma explicação para o que ocorre na imagem. Qual é o tema da charge? O que o autor quis representar?

b) Segundo o texto, quem podia votar na Primeira República?

 c) Na Primeira República dominada pelas oligarquias estaduais quem eram os “coronéis”?

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário