sexta-feira, 14 de maio de 2021

Plano 6 Matemática 9º ano A, B, C e D

  E.E. Deputado  Derville Allegretti. 

Plano 6 

 Matemática 9º ano A, B, C e D

 

AULA 1

Sistema Decimal (REVISÃO).

Assistir aula CMSP.03/05, 04/05 e  05/05/2021.

 

Características

Contagem: a ideia de número está associada à necessidade de contagem.

Base decimal: contagem agrupada de 10 em 10 números.

Valor posicional: em um número, cada posição tem um significado:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/f6bbeb542f8feb439f82f26e0ecaecd04e2b80a9fe4af263becb14a5f75ad719.png?versionId=C5Kf0ycRVxFbJaC7irnuJgKkegUpxpyd

AULA 2

Adição em N

Assistir aula

A operação que associa cada par de números naturais á sua soma é chamada de adição. Indica-se por:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/5ac13c5acb78dc722f7d68c66c1ff09232bade2a0480043cf05c0f3ce68644ae.png?versionId=ZEMCgCrphrJ7kXcFBonnTZKBbQ5zERfs

 

AULA 3

Subtração em N

Assistir aula

A operação que associa cada par de números naturais m e  s comhttps://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/4ef93fe911c64fc81effc2824b8c567c171e0e7dd30cefb8aaacab6633aaf3b4.png?versionId=aUt49RumHp4sSazWANCjOy7k7WA1KK7A à sua diferença d é chamada de subtração. Indica-se por:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/f004d6ac6ab681ecdd6f9b9d4861ca229800a90c8a9523ef503973042f818427.png?versionId=NTmKAb4edzoV.XchR0PNoQ0ZMsQto4.5

 

AULA 4

Multiplicação em N

Assistir aula

A operação que associa cada par de números naturais a e b ao seu produto é chamada multiplicação. Indica-se por:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/4130fe7e69586bb7c7261ad61ebba7f81342f00f8de5fdd7d913b1bce812c76c.png?versionId=6X99EpPjFrS_TZUrCnVw5NOlSYdiQQ6f

 

Propriedade distributiva

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/01dba82c1bf79b8bdbb51ce3c206acf69278e2b3d02fa031caea456260f12e71.png?versionId=RGBjfzkVZBZ1h_QtiM5IznPZlVGt1.8Q

MEMORIZAR: Tabuadas

Tabuada do 2:  

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/2ff057967cd86a174628ab8e979237568602089c945957ee80b8ea6eed3aee7e.png?versionId=Qfsedn4C.a4UKh82nkQdsVMZElBFLFi7

Tabuada do 3:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/1b4aecfe9a7e206a7b944efeb4a59716145b328bd6bd1445b52d51be18461185.png?versionId=cG8loHDKEcfIQWcAscY2Vugj4uyEUA5Z

 

 

 

Tabuada do 4:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/c09fff385a4cf547f245b789a542634b018a3be04f4e235d26e46c907d3e3817.png?versionId=R_MpTqwUuFaEendxqANjww3lNrVanr4W

Tabuada do 5:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/707ca1158e8ecfd42c906a0cf65dd0ce452315c894feed5757ed6478d2c17f16.png?versionId=NVGSZapRMuFM_TVP.48vxGk4gg1FHvjf

Tabuada do 6:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/1157cf5f9355d3dc5c297477b512a5783b44254114652a831f037f5fc7796335.png?versionId=AY68EtYSc9zB._YF98TqiS8RB58UmlNE

Tabuada do 7:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/f652027c350ca5e8eca7d5f90f44de12551dc057a6697ea5fb47f366debd4077.png?versionId=Z0RTjS_tsVi3apoEugKY6Pik7i4Gnt3F

 

 

Tabuada do 8:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/0168161d9b99c69f237e09b948f1759c791e28aada59241ad9c947cfe26e9baa.png?versionId=u_6eiKOB4wx5BdLA1ppRK74rTlSwhpBg

Tabuada do 9:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/7a365d52df1da60a6266baaedf9e19a588066a1833d7c84dc5867b04807fba0c.png?versionId=tSQ68VBgTaNCTPPRWtxRwScxuyoIkLf5

 

 

 

AULA 5

Divisão em N

Assistir aula CMSP

Definição

A operação que associa cada par de números naturais D = maior natural q, que multiplicado por d não supera D, é chamada de divisão, com resto r. Indica-se por:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/de383fd994421c17c48c86ed1fc4f54115f6e783733948a17d96d41d763fdaac.png?versionId=reBa.IsSW64ct19EHP2eyrVl9y2SU78f

Propriedade distributiva

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/f05bc0f5ef71f44912c32491f09d9637f35596691411229c226994d06d07e805.png?versionId=8w3AIw4aEZUCjlgKbDYQfKpGnbYD3crf

 

Considerações importantes

  1. A propriedade distributiva da adição em relação à divisão é válida apenas quando a adição é o  DIVIDENDO e não quando é o  DIVISOR;

  2. 0dividido por qualquer número, dá0;

  3. Não existe divisão por0, ou seja,o0nunca pode ser divisor.

AULA 6

Potenciação em N

Assistir aula CMSP.

Definição

O númeroaé chamado debasee o númeroné chamado deexpoenteda potência. Lê-se “a elevado a n”.

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/55d152a1bdc45f4763aa91f40180cd49d9bac011091035807a86baf56bc20c73.png?versionId=R6n21tHhkquZjqb5E4Zcs8RfdGx6tMRt

Casos especiais

Potências de base 0:

0n= 0.0.0.0.0...0= 0
 

Potências de expoente 0:

n0= 1


Potências de base 1:

1n= 1.1.1.1...1 = 1


Potências de expoente 1:

n1 = n

Potências de base 10:

https://static.stoodi.com.br/images/lesson-summary/6ce2c421d21c2671c157440fdb85b936c29a056178971b1b8c3e669e233bffb0.png?versionId=w9Cm85F.5Mu8r3.9nj8OskLoeLpeXaKY

 

Resolva todas as potências abaixo, conforme exercícios 1) na página final.

 

Potências a memorizar

Potências de 2:

  • 21= 2

  • 22 = 4

  • 23 = 8

  • 24 = 16

  • 25= 32

  • 26= 64

  • 27 = 128

  • 28 = 256

  • 29 = 512

  • 210 = 1024

 

 

 

Potências de 3:

 

  • 31 = 3

  • 32 =9

  • 33 = 27

  • 34= 81

  • 35 = 243

  • 36 = 729

 

Potências de 4:

  • 41 = 4

  • 42= 4

  • 43 = 64

  • 44 = 256

  • 45= 1024

 

Potências de 5:

  • 51 = 5

  • 52= 25

  • 53 = 125

  • 54 = 625

 

Potências de 6:

  • 61 = 6

  • 62 = 36

  • 63 = 216

 

Potências de 7:

  • 71 = 7

  • 72 = 49

  • 73 = 343

 

Potências de 8:

  • 81 = 8

  • 82 = 64

  • 83 = 512

 

Potências de 9:

  • 91 = 9

  • 92 = 81

  • 93 = 729

 

 

AULA 7

Radiciação em N

Assistir aula CMSP.

Definição

O número a é chamado de radicando e o número n é chamado de índice da raiz. Lê-se “raiz enésima de a”:

 

Casos especiais

Raízes de radicando 0:

\sqrt[n]{0}=0

Raízes de radicando 1:

\sqrt[n]{1}=1

 

Propriedade

Sejam a e b números naturais, então:

 

{\sqrt{a}} \cdot {\sqrt{b}} = {\sqrt{a\cdot b}}

 

Resolva  as raízes a baixo conforme solicitado no exercício 2) na última página.

Raízes a memorizar

Raízes de índice 2:

 

  • {\sqrt{4}} = 2

  • {\sqrt{9}} = 3

  • {\sqrt{16}} = 4

  • {\sqrt{25}} = 5

  • {\sqrt{36}} = 6

  • {\sqrt{49}} = 7

  • {\sqrt{64}} = 8

  • {\sqrt{81}} = 9

  • {\sqrt{100}} = 10

  • {\sqrt{121}} = 11

  • {\sqrt{144}} = 12

  • {\sqrt{169}} = 13

  • {\sqrt{196}} = 14

  • {\sqrt{225}} = 15

  • {\sqrt{256}} = 16

  • {\sqrt{289}} = 17

  • {\sqrt{324}} = 18

  • {\sqrt{361}} = 19

  • {\sqrt{400}} = 20

  • {\sqrt{900}} = 30

  • {\sqrt{1600}} = 40

  • {\sqrt{2500}} = 50

  • {\sqrt{3600}} = 60

  • {\sqrt{4900}} = 70

  • {\sqrt{6400}} = 80

  • {\sqrt{8100}} = 90

  • {\sqrt{10000}} = 100

 

Raízes de índice 3:

 

  • \sqrt[3]{8}=2

  • \sqrt[3]{27}=3

  • \sqrt[3]{64}=4

  • \sqrt[3]{125}=5

  • \sqrt[3]{1000}=10

 

Raízes de índice 4:

 

  • \sqrt[4]{16}=2

  • \sqrt[4]{81}=3

  • \sqrt[4]{256}=4

  • \sqrt[4]{625}=5

  • \sqrt[4]{10000}=10



Operações com números racionais.

 

 

Pertencem ao conjunto dos racionais os números positivos, negativos, decimais, frações e dízimas periódicas. Representamos esse conjunto por meio da letra Q maiúscula:

 

 

https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo/representacao-conjunto-num-racioanis.jpg

Lê-se: O conjunto dos números racionais é igual a x, tal que x é igual a (a) sobre (b), (a) pertence ao conjunto dos inteiros e (b) pertence ao conjunto dos inteiros com a ausência do zero.

É possível realizar as quatro operações com os números racionais. Entre essas operações, podemos destacar:

 

  • Soma de duas ou mais frações:

 

 

Para somar duas ou mais frações, é necessário que o denominador em todas as frações seja o mesmo. Após verificar isso ou reduzir os denominadores a um mesmo valor por meio do Mínimo Múltiplo Comum (MMC) ou das frações equivalentes, basta conservar o denominador e somar os expoentes. Veja:

 

Utilizando o MMC para reduzir os denominadores:

+ 2 + 4 = +  2  4    3 + 4 + 24 = 31
2    3           2     3      1            6              6


Cálculo do MMC

2, 3, 1| 2
1, 3, 1| 3
1, 1, 1|

MMC (2, 3, 1) = 2 x 3 = 6

 

Para obter os números do numerador, foi feito o seguinte:

6 : 2 = 3 x 1 = 3
6 : 3 = 2 x 2 = 4
6 : 1 = 6 x 4 = 24

 

Utilizando as frações equivalentes:

1 x 3+ 2 x 24 x 6    3 24 = 31
x 3   3 x 2   1 x6       6     6    6      6

 

 

 

  • Soma de dois ou mais números decimais

 

 

Na soma de números decimais, juntamos número inteiro com inteiro, parte decimal com decimal, parte centesimal com centesimal e assim por diante. Observe o exemplo abaixo:

2,57 + 1,63 =
2 e 1: partes inteiras
0,5 e 0,6: partes decimais
0,07 e 0,03: partes centesimais

Para resolver a soma de números decimais, podemos estruturar o algoritmo da adição.

   2,57
1,63
   4,20
 

Podemos também somar números decimais por meio de frações. Para isso, basta transformar cada número decimal em uma fração. Confira o exemplo abaixo:

 

2,57 + 1,63 = → Represente os números decimais na forma de fração;
257 163 = → Como o denominador em ambas as frações é 100, podemos somá-los.
   100    100
420 = → Realize a divisão de 420 por 100.
   100
= 4,20

 

 

  • Subtração de duas ou mais frações:

 

O processo de subtração de fração é semelhante ao da soma. A diferença está no sinal da operação, que será de menos. Observe:

 

– – 2 = 5 +( – 3 ) + ( – 2 )=   20 – 9 – 24   =     – 13
3    4         3     ( 4 )                             12                 12

 

 

Cálculo do MMC:

3, 4, 1| 2
3, 2, 1|2
3, 1, 1|3
1, 1, 1|

 

 

Para obter os números do numerador, fizemos o seguinte:

12 : 3 = 4 x 5 = 20
12 : 4 = 3 x – 3 = – 9
12 : 1 = 12 x – 2 = – 24
 

  • Subtração de dois ou mais números decimais:


Devemos subtrair número inteiro com inteiro, parte decimal com decimal, parte centesimal com centesimal e assim por diante. Confira o exemplo abaixo:

3,15 – 2,04 – 1 =

Para resolver essa subtração de números decimais, devemos subtrair os dois primeiros termos da esquerda para a direita (3,15 – 2,04).

  3,15
2,04
  1,11

Agora temos que subtrair 1,11 – 1 =

 1,11
1,00
  0,11

 

 

Podemos também resolver o exemplo anterior por meio da subtração de frações. Acompanhe:

3,15 – 2,04 – 1 = → Transforme os números 3,15 e 2,04 em frações.
315 – 204 – 1 = → Como os denominadores das frações são iguais, faça a subtração dos numeradores.
   100    100
111 – 1 = → Como os denominadores das frações são diferentes, devemos reduzi-los ao mesmo
   100    1        denominador. O MMC (100, 1) é 100.
111 – 100 = → Como reduzimos para o mesmo denominador, podemos subtrair os numeradores.
       100
11 = → Faça a divisão de 11/100
  100
= 0,11

 

 

  • Multiplicação de frações

 

Na multiplicação de frações, devemos multiplicar os numeradores com numeradores e os denominadores com denominadores. Confira:

3 x ( 3 x 6 ) = 18 → Como a fração não está na forma irredutível, temos que simplificá-la.
7    4    ( 7 x 4 )    28

3 x ( 3 x 6 ) = 18 : 2 = 9
7    4    ( 7 x 4 )    28 : 2    14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Multiplicação de números decimais

 

Ao multiplicarmos números decimais, devemos estruturar o algoritmo. Para saber a posição da vírgula no produto obtido, contamos quantas casas decimais possui cada número decimal e deslocamos a vírgula em relação aos algarismos do produto da direita para a esquerda. Observe o exemplo:

2,4 x 1,2 = → Inicialmente estruture o algoritmo da multiplicação.

   2,4
1,2
+ 48
   24
    2,88 → Observe que a vírgula ficou entre os algarismos 2 e 6. Isso aconteceu porque o número 2,4 possui uma casa decimal, e o número 1,2 também possui uma casa decimal. Assim, temos, no total, duas casas decimais. Sendo assim, devemos deslocar a vírgula do produto obtido (288) duas casas da direita para a esquerda (2,88).

Poderíamos também resolver esse exemplo por meio de frações.

 

2,4 x 1,2 = → Transforme os números decimais em frações.
24 x 12 = → Multiplique os numeradores (24 x 12) e os denominadores (10 x 10).
   10    10
288 = → Faça a divisão de 288 por 100.
   100
= 2,88

 

  • Divisão de duas ou mais frações

 

Para dividirmos duas ou mais frações, utilizamos uma regra prática: conserva-se a primeira fração, multiplicando-a pelo inverso da segunda. Recorde-se que o inverso de uma fração é dado ao trocarmos o seu denominador pelo numerador. Veja:

13 : 9 = 13 26
 7    2     7     9    63

1 : 2 = (1 : 4 ) 2 = ( 1 x 5 ) : 2 = 5 : 2 = 5 x 6 = 30 :2 15
2    5  6     ( 2 5 )   6    ( 2 x 4 )   6    8   6     8 x 2    16 : 2    8

 

 

 

  • Divisão de dois ou mais números decimais
     

Para realizar a divisão de números decimais, devemos igualar a quantidade de casas decimais dos números e efetuar a divisão. Confira o exemplo abaixo:

1,23 : 0,5 = → O número 1,23 possui duas casas decimais, e o número 0,5 possui uma casa decimal. Para igualar a quantidade de casas decimais, devemos multiplicar ambos os números pelo termo decimal, ou seja, 10, 100, 1000..., que possui a maior quantidade de casas decimais. Sendo assim, temos que multiplicar 1,23 e 0,5 por 100.

 

(1,23 x 100) : (0,5 x 100) = 123 : 50 → Utilizando o algoritmo da divisão, temos 123 : 50.
 123 |50
100 2,46
  230
200
  300
300
    0

1,23 : 0,5 = 2,46

 

Veja agora como transformar os números decimais do exemplo anterior em frações:

1,23 : 0,5 = → Transforme os números decimais em frações.
123 : 5 = → Aplicando a regra aprendida anteriormente, conserve a primeira fração e
   100  10        multiplique-a pelo inverso da segunda.
123 x 10 = → Faça o produto dos numeradores e dos denominadores.
   100     5
1230 = → Realize a divisão de 1230 por 500.
    500
= 2,46

 

 

  • Soma, subtração, multiplicação e divisão de dízimas periódicas

 

 

A dízima periódica é um número decimal em que os algarismos após a vírgula repetem-se infinitamente. Exemplos: 1,222..., 1,2323..., 2,23562356...

A repetição desses algarismos após a vírgula é chamada de período. Veja:

  • O período de 1,222... é 2.

  • O período de 1,2323... é 23.

  • O período de 2,23562356... é 2356.

 

 

Para realizar a soma, subtração, multiplicação e divisão de dízimas periódicas, devemos descobrir o período e aplicar as definições aprendidas anteriormente para números decimais, haja vista que a dízima periódica é um número decimal. Vejamos alguns exemplos:

 

 

 

 

 

 

  • Soma de dízima periódica

 

2,333... + 1,555... =

O período de 2,333... é 3, e o período de 1,555... é 5. Realizando a soma, temos:
  2,3
+1,5
  3,8
 

 

  • Subtração de dízima periódica

 

3,6565... - 1,222... =

O período de 3,6565... é 65, e o período de 1,222... é 2. Fazendo o algoritmo da subtração, temos:

  3,65
1,22
  2,43

 

  • Multiplicação de dízima periódica

 

5,2323... x 1,111... =

O período de 5,2323... é 23, e o período de 1,111... é 1. Efetuando o produto, temos:

   5,23
1,11
   523
+ 523
   523
   5,8053

 

A multiplicação resultou em: 5,2323... x 1,111... = 5,23 x 1,11 = 5,8053

 

  • Divisão de dízima periódica

 

2,5252 … : 0,555... =

O período de 2,5252... é 52, e o período de 0,555... é 5. Realizando a divisão, temos:

2,52 : 0,5 = (2,52 x 100) : ( 0,5 x 100) = 252 : 50
 

  252 | 50
250 5,04
  200
200
    0

A divisão de: 2,5252 … : 0,555... = 2,52 : 0,5 = 5,04

Atividades propostas para publicação via whatsapp ou e-mail.

Exercícios:

  1. Calcule:

    1. 7²  = 7 . 7 = 49

                

  1. 4²  =  4 . 4 = 16, calcule  como foi solucionado  aqui todos os exemplos informados nas páginas anteriores. Potências a memorizar...


 

  1. Calcule as raízes também, como no exemplo  anterior:

    1. √4 = 2² = 2 . 2 = 4



  1. √9 = 3² = 3 . 3 = 9 ... idem para todas as raízes das páginas anteriores.

 

 



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