ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 1
Professora: Roberta
Disciplina: Língua Portuguesa
Anos (séries): 9 anos A, B, C e D
Período/(Semana): 08 de fevereiro a 05 de março.
Habilidade(s) a ser(em) desenvolvida(s): EI03EO04: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos
diversos (BNCC)
Conteúdo/Objeto do Conhecimento: Confiança e desenvolvimento da empatia.
Procedimentos para realização da atividade: Interação pelo CMSP – Chat
Atividade – Acolhimento
Leia com atenção o texto abaixo:
Você sabe o que é empatia e como praticá-la?
O conceito de empatia é, em suma, a capacidade de se
identificar com outra pessoa a fim de compreender o que ela pensa e sente;
trata-se de compreensão emocional. Para adentrar o terreno empático, é preciso antes
aceitar as próprias vulnerabilidades e admitir que ninguém que encontrarmos,
por melhor que seja, será perfeito.
Sabe aquele ditado popular: “não faça com os outros, aquilo que
não gostaria que fizessem com você”? Ele é bastante válido para exemplificar a
empatia.
A empatia é uma competência comportamental importantíssima. Ao
desenvolvê-la, indiretamente, aumentamos a nossa visão de mundo, pois passamos
a enxergar situações sob outras perspectivas.
Como ser uma pessoa mais
empática?
A empatia, assim como qualquer competência, pode ser
desenvolvida. Veja alguns exemplos:
Avalie sua perspectiva em relação ao outro
Afinal, ser empático é saber se colocar no lugar do outro. Este é um desafio
diário, que deve ser praticado constantemente, até você não carregar mais
qualquer tipo de pré-julgamento e preconceito em relação ao próximo.
Saber respeitar a opinião alheia
Você não precisa concordar com absolutamente tudo que o outro diz, mas é
preciso saber respeitar todos os pontos de vista que também são respeitosos,
que não agridem a ninguém.
Reconhecer as emoções
Quando você cria uma conexão com alguém, torna-se capaz de identificar como o
outro está se sentindo. Sendo assim, você será capaz de exercer outra qualidade
muito importante: a compaixão.
Saiba se comunicar
Os empáticos têm o dom da comunicação, encontrando, com naturalidade, as
palavras certas para os momentos oportunos.
Esteja realmente disposto a ajudar e a fazer o
bem
Quem desenvolve a empatia está disposto a ajudar a todos. Sua facilidade de se
colocar na pele do outro colabora com isso, pois você acaba encontrando, com
mais rapidez, as respostas para os problemas vividos por ele.
Escute abertamente
Pessoas empáticas são ótimas ouvintes. Elas realmente prestam atenção no que o
outro diz, na tentativa de compreender as suas necessidades.
Inspire a ação
Se você luta por uma determinada causa social, compartilhe isso com o maior
número de pessoas. Sendo assim, você poderá inspirar outras pessoas a fazerem o
bem.
Resumindo, nós, seres humanos, nascemos para viver em sociedade.
Logo, nada mais natural que levarmos em conta os sentimentos dos outros toda
vez que formos agir. Afinal, existem bilhões de pessoas ao redor do mundo.
Imagine se cada uma delas pensasse somente em si mesma?
Por isso, precisamos de pessoas empáticas para transformar o
nosso planeta em um lugar melhor. Espero que você seja uma delas!
“Quando nosso coração está repleto de empatia, um forte desejo de
eliminar o sofrimento alheio surge dentro de nós”.
Matthew Quick https://www.floravictoria.com.br/voce-sabe-o-que-e-empatia-e-como-pratica-la/
Não precisa copiar o texto, apenas
leia e faça a atividade abaixo no caderno.
Faça uma reflexão, após a leitura do texto, e responda:
1. Você se considera uma
pessoa empática? Explique.
2. Qual a importância da
empatia no ambiente escolar?
ESCOLA
ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 2
Professor: Roberta.
Disciplina: Língua Portuguesa
Anos (séries): 9 anos
Período/(Semana): 08 de março a 26 de março de 2021.
Habilidade(s) a ser(em) desenvolvida(s): EF08LP04A e EF08LP04B
Conteúdo/Objeto do Conhecimento:
Estudar gêneros textuais que apresentem predominância da descrição.
Enviar a foto das atividades por e-mail: robertarodrigueslima@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades
Leia o fragmento do conto “A
causa secreta”, de Machado de Assis:
“Garcia estava atônito. Olhou
para ele, viu-o sentar-se tranquilamente, estirar as pernas, meter as mãos nas
algibeiras das calças, e fitar os olhos no ferido. Os olhos eram claros, cor de
chumbo, moviam-se devagar, e tinham a expressão dura, seca e fria. Cara magra e
pálida; uma tira estreita de barba, por baixo do queixo, e de uma têmpora a
outra, curta, ruiva e rara. Teria quarenta anos. De quando em quando,
voltava-se para o estudante, e perguntava alguma coisa acerca do ferido; mas tornava
logo a olhar para ele, enquanto o rapaz lhe dava a resposta. A sensação que o
estudante recebia era de repulsa ao mesmo tempo que de curiosidade; não podia
negar que estava assistindo a um ato de rara dedicação, e se era desinteressado
como parecia, não havia mais que aceitar o coração humano como um poço de
mistérios”.
(MACHADO DE ASSIS. A causa secreta. In: Machado
de Assis – obra completa. v.2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 513.) https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-redacao/exercicios-sobre-textos-descritivos
1. A partir da análise do trecho do conto, podemos dizer que o
texto classifica-se como:
a) Um texto de relato, pois transmite os fatos acontecidos com
foco no acontecimento;
b) Um texto narrativo, seu material é o fato e a ação que envolve
os personagens;
c) Um texto dissertativo, cuja principal intenção é a exposição de
opiniões com a intenção de persuadir o leitor;
d) Um texto narrativo-descritivo, pois é predominantemente
narrativo com passagens descritivas;
e) Um texto do tipo carta argumentativa, muito comum em jornais e
revistas. Apresenta argumentos incisivos com intenção de influenciar ou rebater
a opinião de outros leitores.
2. Sobre um texto do tipo
descritivo, é correto afirmar:
a) Sua principal característica é
narrar um fato fictício ou não, com tempo e espaço bem definidos e personagens
que executam as ações que movimentam o enredo.
b) Sua principal característica é
explicar um assunto e discorrer sobre ele. Tem como intenção expor um argumento
e defendê-lo.
c) Sua principal característica é
completar os elementos da narrativa com a caracterização de personagem e de
ambiente para transmitir ao leitor dados significativos sobre as personagens.
d) Sua principal característica é
indicar como realizar uma ação, com linguagem simples e objetiva e predomínio
do modo imperativo.
e) Sua principal característica é
fazer uma defesa de ideias ou de um ponto de vista do autor do texto. A
linguagem é predominantemente persuasiva e denotativa.
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